quarta-feira, 1 de abril de 2009

Quem é PUB?

quarta-feira, 1 de abril de 2009
Em nossas andanças pelas mais movimentadas ruas porto-alegrenses, passamos por uma dezena de estabelecimentos a se definirem como bares, pubs, cafés, restaurantes e afins. Nos perguntamos, então, quais seriam as características de tais estabelecimentos, para, quem sabe, compreender suas definições. Andando pela Padre Chagas, passamos em frente a luzes coloridas piscando indicando o nome de um bar: Caminito.

Nosso sangue latino falou alto, e entramos (Caminito é também o nome de um ponto turístico argentino). Karla Santos, que trabalha no caixa do local, nos falou um pouco sobre a dinâmica do Caminito. Primeiramente, eles se definem como bar e café. As bebidas que mais saem, porém, tem muito mais de bar do que de café: chopp, sangria e mojitos.


Continuamos a andar e entramos no Dado Pub, cuja definição nos pareceu óbvia à primeira vista. Como nos explicou Gerson Schuh, gerente do estabelecimento, o Dado se vê como pub, por servir bebidas diferenciadas (diversos tipos de chopp da própria marca), mas também como restaurante. A música ambiente é sutil, pois, como afirma Schuh, o Dado Pub é um ambiente para “comer, beber e conversar”.














Fomos, então, a outro estabelecimento de definição evidente, o Liliput Bar. O gerente, Marco Aurélio, define o local como bar devido ao atendimento rápido, pois, segundo ele, “rapidez faz parte do happy hour”. Define-o também como um restaurante, pois oferece petiscos e pratos mais elaborados. O chopp, típico de bares e pubs, é o carro-chefe do local.

Reparamos que cada estabelecimento se define de acordo com aquilo que oferece, tanto para os prazeres do paladar, quanto para dos ouvidos, olhos, sendo difícil distinguir traços que levassem a um ou outro rótulo. Buscamos então a história dos PUBs para tentar compreender melhor do que se tratam.


PUB é abreviação de public houses , que designa os locais autorizados a vender bebidas alcoólicas no Reino Unido. Embora surgida em 1751 com o Gin Act, a lei apenas restringiu e regulou e ‘desfamiliarizou’ as condições de venda, que pela tradição saxã era realizada em casas de famílias, que aliás produziam a própria cerveja. Se mesmo na tradição mais antiga o tipo de bebida, bem como os demais serviços oferecidos nas public houses, sempre foram tão variados, e havendo tantas opções deliciosas em POA, para que (de)limitar?

visão do pub Mullingan após reportagem

Fotos, por ordem de aparição:

  1. Luminoso do Caminito
  2. Gerson Schuh, gerente do Dado Pub
  3. Paulistas prestigiam pub porto-alegrense
  4. ambiente bem britânico do Dado Pub
  5. torneirinhas de chope no painel do Lilliput

0 comentários:

 
PoA PUB | Pubs de Porto Alegre ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates