quarta-feira, 6 de maio de 2009

Bares são extensão de universidades

quarta-feira, 6 de maio de 2009
Cerveja barata, batata frita e uma roda de amigos. Quem nunca desejou estar no meio desta cena enquanto assistia uma aula interminável na sexta feira à noite? O sofrimento dos estudantes virou oportunidade de negócio para algumas mentes empreendedoras. São cada vez mais frequentes os bares próximos às universidades portoalegrenses, tornando-se ponto de encontro para estudantes que desejam espairecer (ou se entorpecer) entre uma aula e outra.

Nas redondezas do campus central da UFRGS, o Xirú Beer conta com 70% de seu movimento diretamente relacionado à universidade, segundo o gerente Cassiano Martinelli. Os estudantes de direito Rafael Xavier e Morgan Adami fazem parte do grupo que frequenta o bar em um momento específico: os jogos de futebol. “E só depois da aula!”, avisa Rafael. A proprietária do Mariu´s, Lila Matos, conta que seus clientes não são apenas os estudantes: “vêm também funcionários e até mesmo professores”. O Mariu´s está aberto há 35 anos e há cinco aparece como um dos melhores estabelecimentos da cidade na eleição anual produzida pela revista Veja, que destaca o bolinho de bacalhau da casa.

A avenida Bento Gonçalves abriga os bares que atraem os estudantes da PUCRS. O gerente do Maza, Claudir Pereira da Silva, afirma que o local onde o estabelecimento se encontra foi comprado há um ano e meio com o objetivo de buscar o público da universidade. Sempre cheio nos dias de jogos da dupla Grenal, o público do Maza é de "98% de estudantes”, embora alguns professores também frequentem o espaço. Logo ao lado fica o Bar do Russo, que conta com um público fiel. É o preferido de Rodrigo Sanches, estudante de Ciência da Computação, pelo clima de descontração. O Russo, proprietário que dá nome a casa, define o espaço como “o bar da galera”. Seus horários de pico são o intervalo da aula da noite, às 21 horas e a hora do almoço. Deodato Manfroid, proprietário de outro bar perto da PUCRS, é chamado de Alemão por sua fiel clientela. Ele define até mesmo quem vai mais ao estabelecimento chamado Sbornia: estudantes de biologia, informática, engenharia e comunicação.

No entanto, fica a impressão de que não é apenas atrás de distração que estão os clientes destes locais. As amigas Aline Aquino e Christiane Valente, formadas em química pela PUCRS, continuam voltando aos bares perto da faculdade “porque é ponto de encontro com os ex colegas”. Também já formado, Jamal Hawamleh diz que volta sempre ao Russo “para relembrar os velhos tempos”.

Estabelecimentos como esses não são apenas um ótimo negócio para seus proprietários, mas se tornam praticamente uma extensão da universidade. Fazem parte da rotina dos estudantes, que guardam com carinho a lembrança desses espaços de confraternização, onde podem relaxar e conhecer pessoas novas.

Confira os horários de atendimento e a localização dos bares próximos às universidades:
Mariu`s: 7h30 - 1h
Xiru Beer: 8h - 24h
Maza: 14h - 24h
Bar do Russo: 9h - 23h
Sbornia: 11h - 24h



0 comentários:

 
PoA PUB | Pubs de Porto Alegre ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates