quarta-feira, 3 de junho de 2009

Uma noite inesquecível (ou não)

quarta-feira, 3 de junho de 2009
O ato de uma ou mais pessoas beber em diversos pubs ou bares em uma única noite. Esse é o conceito de pub crawl, que já virou uma maneira de fazer turismo em cidades europeias como Barcelona, Londres, Amsterdã e Berlim, por conceder momentos memoráveis aos participantes que escapam da amnésia alcoólica. Em viagem a Roma, o estudante Guilherme Donat participou de um pub crawl saído da Piazza Venezia, no centro da Cidade Eterna. “O mais legal é que, sendo estrangeiro e saindo em uma noite assim, tu acabas conhecendo muito mais gente, faz amigos”, afirma Guilherme, que completou dizendo: “Eram muitas pessoas caminhando, parava o trânsito. E quando eu olhava pro lado, via que estava em um ponto turístico”. O “crawl” do nome vem de rastejar atrás das bebidas, e vai ficando menos figurativo conforme o efeito etílico começa a aparecer nos participante destes eventos.

Em Porto Alegre, os donos da cervejaria Coruja adaptaram a ideia à realidade gaúcha e criaram a “MaraToma Coruja” (maratoMa mesmo, com M). Divididos em vans, os participantes percorrem bares portoalegrenses que servem a cerveja artesanal. O evento anual teve sua quarta edição em 15 de Maio de 2009, com quatro vans divididas em dois roteiros que passaram em estabelecimentos como Girasole, Parangolé, Art Bar, Lourival, entre outros. Micael Eckert, um dos organizadores da MaraToma explica que os trajetos são determinados por venderem o produto e proximidade que torne o trajeto viável: “começamos em restaurantes, passamos por bares e acabamos em casas maiores e casas noturnas, com todas as vans juntas”. O projeto é uma ação conjunta da Coruja com os estabelecimentos que vendem a cerveja e, segundo Micael, a intenção é que “muitos clientes de um bar conheçam os outros que vendem nosso produto e possam futuramente também frequenta-los”. Pedro Braga é um exemplo de que a ideia funciona, pois, após a MaraToma, além dos bares que já conhecia, passou a frequentar também A Toca e o Zelig.

Participante de algumas edições desse pub crawl dos pampas, Pedro se interessou pelo evento devido à possibilidade de decidir onde a cerveja é melhor servida em um mesmo dia. Segundo ele “a confraternização com os participantes e o contato direto com os proprietários, com os quais se pode trocar ideias sobre as cervejas produzidas”, são o aspecto mais legal da festa.

Apesar de restrita a poucos participantes, a MaraToma Coruja é mais uma mostra do crescimento da empresa, que em 2009 ampliou o número de bares parceiros e teve grande espaço na mídia. Além de reforçar o relacionamento com o cliente, a ação acaba refletindo positivamente em marketing. Os donos da Coruja parecem um caldeirão de ideias boas (e gostosas), que claramente vêm agradando o público cervejeiro do Rio Grande do Sul.

Clique aqui para ver os Pubs visitados na MaraToma. Em Azul os da Equipe 1, em Rosa os visitados pela Equipe 2, em Amarelo aquels que ambas equipes provaram e em Vermelho o ponto de chegada.

Acompanhe um vídeo produzido na 2ª edição da MaraToma Coruja:

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